Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho, nº 455 – Adrianópolis Edifício Cristal Tower, salas 810 e 1014

Varizes

As varizes são veias anormais, dilatadas e tortuosas que podem ser visíveis com maior frequência nas pernas. Elas são muito comuns e incomodam muito a estética, podendo favorecer problemas de baixa auto estima na maioria das mulheres que apresentam essas alterações.

            Existem alguns tipos de varizes:

  • Telangiectasias – “vasinhos”, são visualmente avermelhadas ou arroxeadas, superficiais localizadas logo abaixo da pele, podem aparecer como “aranhas vasculares”.

Varizes reticulares – medem aproximadamente 1-3 mm, azul esverdeadas, podem ser veias “nutridoras” que alimentam as telangiectasias.

Varizes de médio e de grosso calibre – apresentam riscos de complicações como dermatite ocre (manchas marrons na pele), trombose venosa ptofunda e trombose venosa superficial (tromboflebite), úlceras, eczema (área de descamação na pele que pode apresentar prurido e até evoluir como úlcera) e varicorragia (sangramento decorrente da ruptura das varizes).

Em nossa clínica nós prezamos pelo tratamento INDIVIDUALIZADO, e todo o processo é baseado em uma tríade desenvolvida por nossos especialistas:

      1o Examinar

            3oTratar                               2oPlanejar

Quais são as causas do aparecimento das varizes?

Os fatores genéticos são os responsáveis pelo aparecimento de varizes na grande maioria das pessoas, além do uso de alguns medicamentos (anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal) e alguns fatores que contribuem para a piora no retorno venoso, como:

  • Sedentarismo;
  • Longos períodos em pé ou sentado;
  • Obesidade;
  • Gravidez.

Os sintomas mais frequentes são:

  • Dor, cansaço, sensação de peso, câimbras e dor nos membros inferiores;
  • Edema (inchaço) principalmente ao final do dia.

RETORNO VENOSO

Um importante princípio no tratamento de varizes e prevenção de complicações decorrentes de varizes é o bom RETORNO VENOSO. Este mecanismo é caracterizado pelo caminho de volta do sangue ao coração após oxigenação e distribuição aos tecidos do nosso corpo.

Nós temos um grande aliado neste processo, o chamado “coração das veias”, constituído pela musculatura da região da panturrilha. Quando fortalecemos e contraímos essa musculatura, ela realiza um “bombeamento” do sangue dos membros inferiores, facilitando o retorno venoso.

Por isso é tão importante para a circulação manter uma prática regular de atividade física, sendo ela recomendada pelos especialistas no tratamento de varizes.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Abrir no WhatsApp
Olá, em que posso ajudá-lo(a)?